segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Onde faz muito frio no Paraná


Em algumas cidades do Paraná, a ocorrência de temperaturas negativas e de geadas é comum no inverno. O fenômeno tem relação direta com a altitude e a latitude. Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, quanto mais ao sul a cidade está posicionada, mais fria ela é. Isso ocorre devido ao fato de as massas de ar frio, que podem provocar declínio das temperaturas, avançarem sempre de sul.
Veja a seguir algumas das cidades mais frias do Paraná, entre os municípios que possuem estações meteorológicas monitoradas pelo Simepar:
Palmas
Com relação a valores extremos, Palmas é uma das cidades mais frias do Paraná. A temperatura média anual do município, localizado no Centro-Sul do estado, fica em torno de 15º C, com possibilidade de neve.
General Carneiro
A temperatura média anual de General Carneiro, localizada no Sul do estado, é de 15º C. Durante o inverno, são registradas temperaturas abaixo de zero e é comum a ocorrência de geada.
Guarapuava
Com relação a valores extremos, Guarapuava, no Centro-Sul, segue sendo uma das cidades mais frias do Paraná. A temperatura média anual na cidade fica em torno de 16º C. Na madrugada de 28 de junho de 2011, os termômetros chegaram a marcar -6,1ºC, a menor temperatura registrada nos últimos 11 anos no estado.
Inácio Martins
Com altitude elevada, a temperatura média anual em Inácio Martins, no Centro-Sul, gira em torno dos 16ºC.
Coronel Domingos Soares
Localizada no Centro-Sul paranaense, a cidade de Coronel Domingos Soares tem uma temperatura média anual de 17ºC. No verão, o dia é fresco e no inverno há a ocorrência de fortes geadas.
União da Vitória
Localizada ao Sul, União da Vitória tem uma temperatura média anual em torno de 17ºC. No inverno, as temperaturas mínimas atingem marcas negativas e é frequente a ocorrência de geada.
Bituruna
A cidade de Bituruna tem uma temperatura média de 17ºC. O município está localizado no Sul do estado e a uma altitude de aproximadamente 900 metros acima do nível do mar.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário