quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os pontos habitados mais altos do Paraná

                                Na região mais alta de Palmas estão instaladas usinas eólicas

Considerada a cidade mais fria do Paraná, Palmas, na região Centro-Sul, detém também o ponto habitado mais alto do estado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez o levantamento de coordenadas e altitudes para mais de 21 mil localidades no país. As oito mais elevadas do Paraná, cuja localização varia de 1,3 mil a 1,1 mil metros acima do nível do mar, você confere a seguir:

Palmas – distrito de Frederico Teixeira Guimarães
A 1.333 metros acima do nível do mar, o distrito de Fredeiro Teixeira Guimarães é a região habitada com maior altitude no Paraná e a 21ª do Brasil. O distrito, popularmente conhecido por Horizonte, está situado no município de Palmas, que justamente por estar em um ponto elevado, é o mais frio do estado. Distante cerca de 70 quilômetros da área urbana, o distrito conta com quase mil moradores.
Pinhão – distrito de Bom Retiro
Com mais de 2 mil habitantes, o distrito de Bom Retiro está no município de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná. Sua altitude é de 1.267 metros, o que também lhe confere temperaturas baixas ao longo do ano.
Inácio Martins
Com seus 1.238 metros de altitude, Inácio Martins é o município mais alto do Paraná, visto que os dois pontos mais elevados são distritos situados na zona rural. Isso faz com que seja também uma das cidades mais frias do estado, atingindo uma temperatura média anual em torno dos 16°C.
Guarapuava – distrito de Guará
Localizado a 25 quilômetros da área urbana de Guarapuava, o distrito de Guará está a 1.186 metros acima do nível do mar. Com quase 4 mil habitantes, tem na maioria de seus moradores integrantes de assentamentos e pequenas propriedades rurais.
General Carneiro – povoado de Santo Antônio do Iratim
O município de General Carneiro é considerado o segundo mais frio do Paraná, perdendo apenas para Palmas. Nele está o pequeno povoado de Santo Antônio do Iratim, a 1.150 metros de altitude, onde os moradores experimentam temperaturas abaixo de zero e geada.
Pinhão – distrito de Faxinal do Céu
O distrito de Faxinal do Céu, também em Pinhão, ficou famoso por abrigar a Universidade do Professor, uma vila que durante muitos anos recebeu docentes em busca de capacitação. Atualmente desativado, o espaço está a uma altitude de 1.133 metros.
Guarapuava – distrito de Entre Rios
Localizado a 18 quilômetros da sede do município de Guarapuava, o distrito de Entre Rios está a 1.125 metros do nível do mar. Composto por cinco colônias eslavo-germânicas, o local tem por características principais a arquitetura e os traços culturais de sua população.
Santa Maria do Oeste – distrito de Ouro Verde
Quase que exatamente no centro do Paraná está a cidade de Santa Maria do Oeste, que tem entre suas características geográficas a declividade acentuada. Mas é no distrito de Ouro Verde que está o ponto habitado mais alto, com 1.119 metros.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário