sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nova atração do Blog Minha Terra

Estarei postando fotos antigas das cidades paranaenses a partir de hoje.
O retrato do Paraná de ontem e o Paraná de hoje.

Começarei por Cascavel, cidade cituada no oeste paranaense e hoje com quase 300 mil habitantes.
A cidade foi fundada no dia 14 de novembro de 1951
                                                                Cascavel - 1965
                                                     Biblioteca publica do Paraná 

Cascavel hoje :


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Paraná começa por Barracão implantação de novo modelo de execução penal

Estadual - O governador Beto Richa e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, assinaram nesta quarta-feira (27), em Ampére, convênio com a primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Paraná (Apac), que vai funcionar no município de Barracão, na região Sudoeste. A unidade inaugura um novo modelo de gestão da execução penal no Paraná, que privilegia a recuperação do preso, por meio da educação e do trabalho, num ambiente sem agentes de carceragem. A medida faz parte dos esforços do governo para reduzir o déficit de vagas no sistema prisional e humanizar a execução penal.

“Este convênio garante o respeito aos direitos e à dignidade de condenados que serão preparados para o retorno ao convívio social com segurança”, afirmou Richa. O novo modelo – que começa por Barracão e já está sendo implantado também em Londrina, Loanda e Ponta Grossa – segue uma metodologia que presente em 13 estados brasileiros e 31 países .

As associações são mantidas por sociedades civis sem fins lucrativos e participação de voluntários. Diferentemente do sistema carcerário comum, os próprios presos são corresponsáveis pela sua recuperação. Eles recebem assistência espiritual, social, médica, psicológica e jurídica prestada por voluntários da comunidade. Também têm acesso a cursos regulares e profissionalizantes, além de oficinas e outras atividades que contribuem para a reinserção social.

De acordo com a secretária Maria Tereza, nas unidades geridas por esse modelo a reincidência fica em torno de 7 a 9%, enquanto no sistema prisional convencional a média nacional é de 70%.

A secretária disse que as Apacs contribuirão para reforçar um trabalho que já vem sendo sendo realizado com sucesso pelo Estado no sistema prisional. “Nós tínhamos 800 analfabetos no sistema penitenciário e em dois anos reduzimos esse número para 200. Hoje, 30% dos presos do Estado estudam e 30% trabalham. A meta é ter 100% dos presos estudando ou trabalhando”, afirmou.

BARRACÃO
A Apac de Barracão é resultado de uma iniciativa da juíza Branca Bernardi, da comarca local, com apoio do Ministério Público, dos prefeitos da região, de lideranças políticas, sociais e religiosas e da comunidade local. A instituição vai funcionar no prédio que abrigava a Delegacia de Polícia de Barracão – que, por determinação do governador, está sendo transferido da jurisdição da Secretaria de Segurança Pública para a da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A unidade abrigará presos do regime semiaberto, que poderão sair durante o dia para trabalhar. Os voluntários que atuarão na Apac já foram capacitados. A comunidade será gestora da associação, com a co-participação da Secretaria da Justiça, que terá lotados nas unidades um diretor e um vice, além de um servidor, para efetuarem a supervisão de questões penais e de segurança.

A elaboração do modelo teve a participação dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB-PR.

HERANÇA
O governador Beto Richa lembrou que seu governo herdou da administração anterior uma situação crítica na área penal, com 16,5 mil presos condenados em delegacias. “Isto não está de acordo com um Estado pujante como o nosso. Em parceria com o governo federal, estamos investindo R$ 160 milhões para a construção de mais penitenciárias e presídios para desafogar as delegacias do Paraná, criando mais 6,3 mil vagas no sistema penal”, afirmou.

De acordo com a secretária da Justiça, o número de presos em delegacias já caiu para 11,9 mil e a meta é fechar o ano com 9 mil detentos nessa situação.

COMARCA
Na mesma solenidade, também foi instalada a Comarca de Ampére e inaugurado o Fórum da cidade. O governador destacou a importância da formalização do município de Ampére na condição de comarca e todos os benefícios que isso acarreta. “É um importante avanço para esta região e para todas as pessoas que precisam de serviços judiciais. Estamos desafogando as demandas por serviços judiciais do município de Realeza, que atendia Ampére, e mais uma série de municípios da microrregião” afirmou o governador.

“Aqui temos um exemplo do entrosamento e da sensibilidade entre os três poderes. É uma região com 42 municípios que precisa do respeito do governo do estado”, disse Richa.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, a instalação da terceira comarca na região Sudoeste do Estado (já foram instituídas as comarcas de Marmeleiro e São João) é um reflexo do desenvolvimento e do progresso da região. “Aqui em Ampére são 193 indústrias. A cidade tem crescido muito e a população daqui já é maior que a população de Realeza, que era a antiga sede jurídica de Ampére”, afirmou.

Kfouri destacou que o processo de instituição de uma comarca é difícil e caro, mas necessário para atender a população. “O nosso principal objetivo é colocar a justiça ao alcance de todas as pessoas. Isso só é possível graças ao entendimento entre o governo do estado, o poder legislativo e o judiciário” afirmou Kfouri.

Também foi assinada em Ampére resolução conjunta do programa Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz.

Participam da cerimônia a juíza da comarca de Barracão, Branca Bernardi; os deputados estaduais Ademar Traiano, Caíto Quintana, Rose Litro e Nelson Luersen ; o deputado federal Assis Miguel do Couto; o subchefe da Casa Civil, Guto Silva, além de juízes, promotores, desembargadores e autoridades locais

AQUI SUDOESTE 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

imagem do dia

                                                    Imagem : museuparanaense.pr.gov.br

Museu Paranaense que acaba de completar 136 anos de muita historia e cultura.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia 30 de setembro tem festa em Almirante Tamandaré

 Dia 30 de setembro ocorre a decima terceira festa do morango na cidade de Almirante Tamandaré. Será no salão paroquial da igreja São Miguel.
 Vai ter feira de produtos orgânicos e derivados do morango.
 A cidade fica situada na região metropolitana de Curitiba.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Preconceito eleitoral

Estamos em pelo seculo XXI, e o preconceito ainda existe na sociedade. Vivemos em uma nação mista, somos livres para expressar nossas opiniões, e credos, mesmo assim o preconceito se faz presente.
Mas o tema que quero abordar aqui é o preconceito eleitoral. Será que existe ? Sim. Convivemos a todo instante com esse complexo de sermos ridicularizado e de ridicularizar a sociedade. Mas quando chega as eleições parece que isso explode na mente das pessoas. Vejo muita gente dizendo que não vota em tal candidado por ele ser gay, ou evangélico, até mesmo católicos sofrem isso. Dizem que tal grupo é a favor apenas daquela minoria, o outro é enganador  e aquele fanático. Isso tem um nome, é a generalização embutida com o preconceito. Isso não vem de agora, as nossas tradições revelam parte da nossa identidade. Por isso temos que evoluir. O passado não é mais o mesmo, estamos em pleno desenvolvimento, a evolução tem que caminha junto, só assim teremos mentes abertas para abraçar o que vem pela frente.

O que a política reflete na cultura de uma cidade?

 Estamos próximos de mais uma eleição. A guerra eleitoral sempre é comum entre os candidatos, se você mora em uma cidade pequena, tem um envolvimento maior com a politica, conhece melhor os candidatos e os candidatos conhecem melhor o eleitor.
 A pergunta que eu faço é o que a politica reflete na cultura de uma cidade?
Muita coisa. O seu candidato vive em que meio?ele é popular ? tem carisma ?  é respeitado pelos seus familiares?
 São perguntas comuns porem muito importante na escolha de um candidato. O seu voto pode mudar o futuro da sua cidade e o seu também. As caracteristicas de cada candidato são totalmente diferente. Ele pode fazer uma revolução inimaginável em um município. O ato de revogar e validar leis para uma cidade está nas mãos dos candidatos. Então escolha melhor em que votar, veja as condições daquele que você vai escolher para administrar a sua cidade.

sábado, 22 de setembro de 2012

Dia Mundial sem carro

 Para quem não sabe, hoje é o dia mundial sem carro. Será que você consegue ficar um único dia sem usar o carro? Difícil né, mas nada que não seja impossível.
 Essa data foi cair em um sábado, dia em que muitos vão curtir o final de semana no interior ou no litoral, outros preferem curtir a família em casa mesmo, possibilitando um numero ainda menor de carros nas estradas.
 Será que esse dia tem por finalidade, conscientizar as pessoas que o excesso de uso dos veículos causa um alto prejuízo ao meio ambiente, ou apenas mais uma das datas comemorativas sem finalidade nenhuma? Eu fico com a primeira opção, mas isso ao meu ver não muda em nada os pensamentos das pessoas. Já estamos cansados de saber que o carro é um dos principais problemas do meio ambiente, a poluição causa males incalculáveis aos grandes centros, principalmente em países sub-desenvolvidos, com pouco infra-estrutura para combater tal situação.

reflexão

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Paraná quer a Norte-Sul passando no Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado

O Paraná é a favor que a ferrovia Norte-Sul passe no Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado, que são as principais regiões agrícolas paranaenses. A posição foi defendida nesta terça-feira (18/09), em Brasília, pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, durante audiência pública na Câmara Federal.

O debate, promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, teve como objetivo discutir o impacto econômico dos projetos ferroviários incluídos no plano de concessões do Governo Federal e a implantação da Norte-Sul nos estados da região Sul.

A proposta defendida pelo governo estadual é que a Norte-Sul entre no Paraná pelo Noroeste, na direção de Maringá e Campo Mourão. Dali a estrada de ferro deveria seguir para Cascavel e descer em direção ao Sudoeste, entre Pato Branco e Francisco Beltrão, até entrar em Santa Catarina e chegar ao Rio Grande do Sul.

A audiência contou com a presença de autoridades do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e com representantes dos ministérios dos Transportes e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Um dos diretores da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, estatal responsável pela construção de ferrovias no País, participou da reunião.

O secretário José Richa Filho destacou ainda a necessidade de uma nova linha férrea ligando o Oeste paranaense ao Litoral. “Com o investimento ferroviário vamos melhorar a competitividade estadual e facilitar a integração modal”, disse ele. O Porto de Paranaguáo, acrescentou, recebe em média 5.400 caminhões/dia, e com uma ferrovia cortando o Estado o produtor terá mais uma opção de transporte.

Richa Filho apresentou as vantagens da construção da nova linha, que sairia de Maracaju (MS), entrando no Paraná por Guaíra, passando por Cascavel e Guarapuava até chegar ao Porto de Paranaguá. “Em relação à proposta do governo federal há uma diferença de 130 quilômetros para menos. Isso representa frete menor e redução da sobrecarga de caminhões na BR-277. Além disso, esta opção gera muito menos impacto ambiental”.

FERROESTE – A proposta de traçado da Norte-Sul apresentada pelo Governo Federal, afirmou Richa Filho, preocupa por não facilitar o acesso aos terminais portuários paranaenses, aumentando o transit time. “O traçado deve levar em consideração a malha ferroviária estadual e fazer a conexão com a Ferroeste”.

Em seu pronunciamento, o secretário disse ainda que a posição do Estado tem o apoio da sociedade civil organizada, a participação das federações estaduais de Indústria e Agricultura, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras instituições.

Richa Filho lembrou ainda que o melhor traçado para atender o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul está sendo discutido há mais de um ano no âmbito do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Por isso, a alternativa apresentada no PAC das Concessões gerou surpresa na região.

Falando por Santa Catarina, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, disse que os três estados do Sul devem se unir em torno de um traçado que favoreça a indústria e a ligação dos centros produtivos com seus terminais marítimos. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, disse ele, devem participar da discussão do traçado.

O secretário extraordinário da representação do governo do Rio Grande do Sul, em Brasília, Ideraldo Caron, afirmou que a Norte-Sul deve entrar no Programa de Concessões do Governo Federal para que se ganhe tempo, acrescentando que a nova ferrovia deve passar pelas regiões Norte e Centro do seu estado, entrando em território gaúcho pelo Oeste de Santa Catarina.

EVTEA - De acordo com o diretor de planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Junior, a empresa já está contratando os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para os projetos na região, cuja licitação foi dividida em dois lotes. O primeiro contempla Panorama (SP)-Chapecó (SC) e o segundo de Chapecó (SC)-Porto de Rio Grande (RS). O outro EVTEA contempla o traçado Maracaju (MS)-Cascavel (PR).

A Valec também anunciou o lançamento, até o final do ano, dos editais para a contratação do EVTEA para os traçados entre Cascavel e Paranaguá e de Chapecó a Itajaí. O diretor disse que o traçado original não está fechado, mas dependerá de variáveis como a captação de carga, interesse regional, topografia e malha existente, as quais serão apontadas pelo estudo.

LEGISLATIVO – O deputado federal paranaense Rubens Bueno, que participou da audiência pública, disse que “o projeto da Norte-Sul apresentado pelo Governo Federal é uma espinha dorsal com bico de papagaio”. Segundo ele, a crítica se justifica na medida em que o planejamento oficial tira o Paraná do processo logístico e econômico do País. Bueno disse ainda que a Valec deve tratar o assunto como de interesse nacional para diminuir o Custo Brasil.

O deputado federal Eduardo Sciarra questionou o traçado inicialmente apresentado e defendeu a discussão mais ampla do assunto para que as regiões produtivas não sejam prejudicadas pela construção de linhas férreas distantes dos pontos estratégicos de embarque de mercadorias.

O deputado federal Reinhold Stephanes disse que a construção das novas ferrovias no Paraná deve se integrar ao PAC das Concessões, com a visão de atender todos os segmentos da economia regional, estadual e nacional.

Bem Paraná

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Maratona internacional de Foz do Iguaçu

Dia 23 de setembro acontecerá a sexta maratona internacional de Foz do Iguaçu, são atletas de diversos países, irão percorrer pouco mais de 42 km . Dentre os pontos da corrida,  abrange o parque do Iguaçu e a Itaipu, principais pontos turísticos da cidade.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pequenas e prósperas do Paraná

Hoje no Brasil, a realidade já não é mais a mesma de antes. Os pequenos municípios e comunidades viviam de maneira mais tranquila, as pessoas se uniam em busca de melhorias para a pequena população da época, e a parte financeira não era tão importante como hoje. O tempo passou, e a união das pessoas foram substituídas pela riqueza. Os pequenos municípios já não podiam mais oferecer tudo aquilo que eles necessitavam. Enquanto os grandes centros atraiam mais pessoas, as menores cidades sofriam com a queda populacional.

Mas temos exceções, e vamos citar algumas cidades aqui do Paraná.

Palotina: Muito rica e prospera com quase 30 mil hab. A agricultura predomina na cidade. Tem um dos melhores IDH do estado. E o principal; a taxa de crescimento populacional é positiva, algo incomum no Paraná dentre as cidades pequenas.

Marechal Cândido Rondon : Cidade com 46 mil habitantes,  divisa com Paraguai é mais uma das prosperas do Paraná. População formada principalmente por descendentes de alemães. A festa Oktoberfest também faz parte do calendário municipal da cidade.

Cianorte : Com 70 mil habitantes é a capital do vestuário.A cidade apresenta um grande avanço econômico e populacional.Apesar do custo de vida ser bem alto as pessoas são atraídas pela alta demanda de emprego que o município oferece.

Imagem do dia

 
Catedral de Maringa
                                                                 Credito : odiario.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Folia de Reis

Quem nunca viu ou ouviu falar naqueles caras fantasiados, crianças e adultos com mascaras nos rostos,  sempre saltitantes, com instrumentos musicais prontos para entrar na sua casa e alegrar o ambiente com musicas ?São os foliões, em busca de dinheiro e alimentos para as festas anuais, de cunho católico em celebração aos 3 reis  magos que visitara .
 No interior do Paraná a tradição ainda está de pé, os foliões sempre bem alegres e com aparência medonha assusta quem não conhece o movimento. As crianças provavelmente tem medo. na minha infância eu tinha pavor de tudo aquilo, era só ouvir os batuques e as musicas chegando perto de casa, eu tinha que me esconder. Mas a festa é bonita, reuni milhares de pessoas, a confraternização é ótima e todos podem participar.
                                                               Foto: mda.gov

Você sabia ?

Você sabia que os primeiros povos a se instalarem no Paraná foram os paulistas e portugueses ?

Qual foram os motivos que levaram eles a ocupar a região?
A descoberta de ouro foi o principal motivo, mas a busca por escravos também contribui para a instalação dos portugueses e paulistas na região.

Você sabia que até meados de 1853 o Paraná pertencia a província de São Paulo ?
O Paraná conseguiu se desmembrar da província de São Paulo no dia 29 de agosto de 1853, após a aprovação de D. Pedro II .
No período pós império as províncias passam a ser estados,Brasil se torna uma republica, fato ocorrido com um golpe militar no dia 15 de novembro de 1889 contra Dom Pedro II, sendo obrigado a deixar o império.


Reflexão do autor do blog :
A historia do passado ainda está presente. O futuro do passado é você quem faz .

domingo, 16 de setembro de 2012

Museu histórico de Londrina


 Museu Padre Carlos Weeis, conhecido como museu histórico de Londrina está localizada na rua Benjamin Constant numero 900 . Aberto para qualquer pessoa interessada em conhecer o passado e presente patrimônio histórico de Londrina e região .

Mais informações no site da UEL

Taxa de Crescimento Geométrico de algumas regiões do Paraná

As microrregiões de Pitanga, Goioerê e Ivaiporã, apresentam a menor taxa de crescimento geométrico do  Paraná .

 Microrregião de Pitanga  -1,13 %
 Microrregião de Goioerê  -1,03 %
 Microrregião de Ivaiporã   -0,82 %

2 piores índices de cada região 

Pitanga:
 Santa Maria do Oeste  - 1,69 %
 Mato Rico -1,62 %

Goioerê :
 Altamira do Paraná - 4,74 %
 Nova Cantu - 2,85 %

Ivaiporã :
 Lindianopolis  - 1,84 %
 Grande Rios - 1,70 %

IBGE 2010

Essas regiões precisam de mais atenção de nossos governantes .

sábado, 15 de setembro de 2012

O que acontece com as pequenas cidades do interior do Paraná

 Após sair o censo IBGE 2010, fiquei triste em ver cidades do interior sofrendo com a falta de estrutura e com um grau muito alto de pobreza.  Municípios reféns do poder publico e programas como bolsa família e outros custeados por iniciativas privadas ou municipais. Isso é alarmante para o nosso estado, o quinto mais rico do país.
 Vejo cidades completamente sem vida, e sem ar para respirar. O futuro de jovens e crianças dessas regiões ficam presos pela falta de emprego e estudo, que a cidade não proporciona. Prefeitos a merce apenas da receita municipal não tem alternativas de uma vida melhor para seus moradores. O principal recurso para um futuro melhor é o que mais falta. Para onde vai os jovens que precisam de trabalho ou fazer uma faculdade? Acabam abandonando seu município seguindo para um que lhe ofereça tudo que precisa para não mais depender dos pais, ou não mais sofrer como seus pais sofriam.
 Hoje a mentalidade dos jovens não é mais a roça, capinar jamais. Existe a possibilidade de serem agrônomos, engenheiros ambientais, arquitetos, advogados etc...Sofrimento ainda existe. Dependência ainda existe. A esperança ainda existe. Mas o medo de que as cidades do interior paranaense possa se tornar fantasmas também existe. Então pare pra pensar, estamos perdendo população e não é pouco. A consequência disso não é nada boa.

Londrina, pequena Londres ou New Tokyo ?

Londrina é simplesmente conhecida como pequena Londres. Foi uma espécie de homenagem aos trabalhadores britânicos que veio ao Brasil construir redes ferroviárias no norte pioneiro paranaense e sudoeste de são paulo para o transporte de café ao porto de Santos. A cidade é recheada de pontos que lembram Londres, a capital inglesa. Uma delas é a cabine inglesa :

 Londrina não é uma cidade tipica de imigrantes ingleses, a massa japonesa é imensa na cidade. O que me faz pensar que a cidade ta pensa pra um lado, e qual lado é este?
  A administração de Londrina quer manter a cultura londrina no município, trazer novidades de Londres e dar mais brilho ocidental ao Paraná. Do outro lado, a imigração japonesa se instalou fielmente atraídos pelas terras férteis do norte, e norte pioneiro paranaense, tornando a região com a segunda maior comunidade japonesa do Brasil e uma das maiores do mundo fora do Japão.
                                                         Praça Tomi Nakagawa

Londrina, pequena Londres ou New Tokyo ? Quem mais influencia Londrina, Inglaterra ou Japão?

Você leitor londrinense, a sua resposta vale ouro .

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BOULEVARD LONDRINA SHOPPING

 Em breve  shopping boulevard em Londrina. Será o terceiro maior shopping por abl do Paraná, ficando atrás apenas do Catuaí, situado em londrina e Palladium situado em Curitiba.
 O edifício esta sendo construído ao lado da rodoviária, com previsão de termino para este ano.
Quando da  inauguração, o shopping poderá gerar mais de 3 mil empregos diretos.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Festa em Tibagi ( Show do Trigo)

Você que mora na região de Tibagi não pode perder umas das festas mais tradicionais da cidade que acontecera dia 14 ao dia 16 de setembro.

Trigo Show
Exposição de maquinas, rodeios, shows, parques de diversão e muito mais. Será no centro de eventos em Tibagi.

A cidade fica a 200 km de Curitiba e 90 km de Ponta Grossa.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Queira conhecer Londrina Pr

Londrina, é umas das principais cidades do Paraná. Fica situada no norte do estado.

 Você que gostaria de conhecer a cidade, ou vai conhecer a cidade não pode deixar de passar no Lago Igapó. É o cartão postal ideal para turistas. Na beira do lago, existe barraquinhas prontas a te oferecer uma deliciosa agua de coco e um bom caldo de cana com limão. No réveillon como de costume, as queimas de fogos de artificio traz imagens inesquecíveis aos moradores e turistas que acompanham a virada de ano. Fazem parecer que estamos em Copacabana. Mas Londrina tem sua própria identidade.

Quem pisa na cidade não imagina que tem somente 515.000 hab. A sensação é de que tenha no minimo 1 milhão de habitantes. A cidade é muito verticalizada e atraente. É contemporânea, é o Paraná !

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Novas imagem Arena da Baixada



Rede hoteleira é um dos principais “clientes” do PR

Estado é o terceiro em número de expositores da maior feira de fornecedores para o setor, que movimenta R$ 20,5 bilhões por ano no país

Do xampu à cama utilizada por um hóspede em Salvador, na Bahia, haverá um toque paranaense. O estado é o terceiro em participação na Equipotel, feira de equipamentos para hotelaria e gastronomia, que começa hoje em São Paulo. Com 19 expositores, o Paraná fica atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Entre móveis, porcelanas e outros produtos, há uma lista de 1,6 mil itens que um hotel precisa para se manter funcionando, com compras feitas em prazos de 24 horas a três anos. “É preciso ter um planejamento minucioso das necessidades do estabelecimento. Isso é feito em conjunto com diferentes áreas, como governança ou cozinha”, diz Antonio Xavier Siqueira, presidente da Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr).

Cliente exigente, a hotelaria segue manuais de padrões para adquirir produtos e serviços, principalmente no caso das redes internacionais. Especificações técnicas e de qualidade fazem parte dos critérios para ser admitido como fornecedor. “O hotel busca a maior produtividade, no menor espaço possível, com o melhor custo. Resistência e durabilidade são fundamentais”, explica Rodrigo Tavares, da Rodriaço Metalúrgica, fabricante de cozinhas industriais. Isso faz com que o fornecedor também invista em tecnologia, bons materiais e otimização de recursos e processos produtivos. Há três anos, Tavares investiu R$ 3 milhões para readequar a linha de produção, que inclui balcões de inox e estações de gastronomia.
“Tivemos um bom retorno, com projetos vendidos para mais de 20 hotéis”, diz. O parque fabril da Rodriaço vai dobrar até o fim de 2013, com a inauguração da nova unidade em Fazenda Rio Grande, de 22 mil metros quadrados.
A Germer, produtora de porcelanas finas instalada em Campo Largo, é uma das líderes na venda de louças e refratários para o mercado institucional. As peças precisam ser mais resistentes, com design adequado e material sem absorção de água. A empresa mantém convênios com as maiores escolas de gastronomia do país. Em troca do fornecimento das peças, recebe as impressões dos profissionais, o que ajuda a aperfeiçoar coleções e desenvolver novos produtos. “Fomos os primeiros a produzir a linha single food, de minicaçarolas, usados em coquetéis”, cita Osvaldo Rangel Fazolani, diretor comercial da Germer.
Os colchões produzidos pela Móveis Gazin, de Douradina, no Noroeste do estado, também foram readaptados para os hotéis.“A estrutura e a densidade da espuma foram reforçadas”, conta Osmar Gazin, diretor comercial da empresa. Vender para hotel também exige planejamento do fornecedor. “As vendas são técnicas, cotadas hoje para serem efetivadas com prazos maiores”, conta Gazin. Isso implica em um aprendizado importante na relação fornecedor-hoteleiro.

Gazeta do Povo

Paraná continua na “lanterninha” dos investimentos

O volume de recursos previstos pela União para 2013 é 12% superior ao de 2012. Ainda assim, o estado é o 3º que menos vai receber, proporcionalmente, na previsão de repasses




 O Paraná é o terceiro estado com menos investimentos por habitante previstos no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) da União para 2013. A proposta, encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional no dia 30 de agosto, sugere a realização de R$ 806 milhões em obras no estado ao longo do próximo ano, o que equivale a R$ 76,15 por paranaense. Proporcionalmente, o valor só supera os R$ 63,07 previstos por morador do Rio de Janeiro e os R$ 31,33 por paulista.

Na comparação com os dois vizinhos do Sul, o texto propõe que cada catarinense e cada gaúcho receba, respectivamente, 213% e 124% a mais que cada paranaense. Apesar das diferenças, o volume de investimentos previstos para o Paraná em 2013 é 12% superior em relação aos R$ 721 milhões propostos pelo governo federal no projeto do orçamento de 2012. No ano passado, a média por habitante estipulada para o estado foi de R$ 68,64, superior apenas à de São Paulo, de R$ 26,71.

Nas duas propostas orçamentárias, a maioria dos empreendimentos para o Paraná ficou concentrada na área de transportes. Dos R$ 575 milhões reservados para o setor ao longo de 2013, R$ 170 milhões são destinados à manutenção de trechos rodoviários. A obra mais cara é a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai, estimada em R$ 86 milhões. Em segundo lugar aparece a construção do trecho entre os municípios de Porto Camargo e Campo Mourão, na BR-487.

Outros R$ 192 milhões são destinados aos investimentos em educação. Desse valor, R$ 53 milhões vão para o programa de Reestruturação e Expansão de Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni). Outros R$ 47 milhões são para a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.

Levantamento

Os dados são referentes apenas a investimentos (como a construção de uma escola ou a reforma de uma rodovia). Eles foram obtidos a partir de um levantamento com informações sobre todos os estados produzido pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento. Os números refletem aquilo que o governo federal planeja aplicar em obras por conta própria e integram uma modalidade conhecida no jargão orçamentário como despesa “discricionária” – valores que a União tem autonomia para escolher quanto e onde investir ao longo da execução do orçamento.

Não entram na conta as despesas obrigatórias, como as transferências constitucionais a estados e municípios, o pagamento de aposentadorias e as despesas com pessoal da ativa.

As planilhas da SOF também trazem informações sobre as despesas discricionárias com o custeio da máquina. Na soma das verbas previstas no projeto do orçamento de 2013 para custeio e investimento, os recursos para o Paraná vão para R$ 4,07 bilhões. O valor é 3,3% menor que os R$ 4,2 bilhões previstos no projeto de 2012.

Projeto prevê PAC, mas não metrô de Curitiba

Os investimentos para o Paraná listados entre as despesas discricionárias no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013 incluem as obras de infraestrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o estado, mas não citam os recursos reservados para o metrô de Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, é possível que sejam destinadas mais verbas para o estado dentro da modalidade de aplicação “nacional” ou para a “Região Sul”.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também informou pela assessoria de imprensa que “não recebeu qualquer solicitação ou projetos do governo do estado para inclusão de novos investimentos para o Paraná”. Segundo ela, “o Paraná tem vários investimentos assegurados no orçamento federal e foi contemplado com recursos de vários programas, como o Minha Casa, Minha Vida”.

O metrô de Curitiba, que vai contar com o aporte de R$ 1 bilhão da União, é citado como outro exemplo. Além disso, há empreendimentos pagos por empresas estatais e que não entram na conta, como as obras da Petrobras na refinaria de Araucária.

A assessoria da Casa Civil cita que “ainda não foi individualizado o montante que será aplicado na dragagem do porto de Paranaguá, o que será feito tão logo a licença ambiental seja aprovada”. O projeto da LOA de 2013, contudo, já apresenta pelo menos R$ 35 milhões para “dragagem e adequação de navegabilidade” em Paranaguá.

A assessoria de imprensa do Palácio Iguaçu informou que “são de conhecimento do governo federal todas as demandas do estado para ampliar, modernizar e melhorar a infraestrutura logística do Paraná”.








quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Imagem do Dia

                                                                      Ônibus Biarticulado em Curitiba, Paraná
                                                                                   Arquivo Paraná Turismo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As cidades mais quentes do Paraná


Regiões Norte, Noroeste e Oeste concentram os municípios onde faz calor acima da média

Temperaturas elevadas e termômetros que podem atingir máximas de 40ºC. Essa é a realidade nas cidades mais quentes do Paraná, grande parte delas localizada no Noroeste. Nesta região há baixa altitude e influência dos sistemas quentes e secos, explica o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar.
Segundo Braun, as temperaturas têm relação com a latitude, pois as massas de ar quente normalmente avançam de Norte/Noroeste, e com a altitude. Quanto maior a altitude, mais frio, e vice-versa.


Veja a seguir algumas das cidades mais quentes do Paraná, entre os municípios que possuem estações meteorológicas monitoradas pelo Simepar. As localidades foram listadas conforme a temperatura média anual*:
Paranavaí
Localizada no Noroeste do estado, Paranavaí registra uma temperatura média anual de 24ºC. Com relação a valores extremos, os termômetros chegam a atingir a casa dos 41,5ºC na cidade. Em março de 2009, temperaturas de 35°C fizeram o asfalto derreter.
Icaraíma
Em Icaraíma, no Noroeste, a temperatura média anual é de 24ºC. O clima na cidade é o subtropical, com temperaturas elevadas e concentração de chuvas no verão.
Querência do Norte
A média anual em Querência do Norte é de 24ºC. A cidade fica no Noroeste do estado e a uma altitude de cerca de 340 metros acima do nível do mar.
Diamante do Norte
Em Diamante do Norte, no Noroeste, a temperatura média anual fica em 24ºC.
Loanda
A temperatura média em Loanda é de 24ºC. A cidade, no Noroeste, está a cerca de 500 metros acima do nível do mar.
Guaíra
Localizada no Oeste do estado, Guaíra registra temperatura média de 23ºC.
Santa Helena
A média em Santa Helena, no Oeste, é de 23ºC. Com clima subtropical, a média nos meses de verão alcança os 38°C.
Palotina
Palotina, no Oeste, registra 23ºC de média, com extremos na casa dos 41,2ºC. Tem verões quentes e concentração das chuvas no verão.
Cambará
A temperatura média em Cambará é de 22ºC, com máxima de 41,1ºC. No trimestre mais quente, a média varia de 27 a 28ºC e no trimestre mais frio, de 17 a 18ºC. Os índices médios anuais de umidade relativa do ar variam de 75 a 80%.
Foz do Iguaçu
A temperatura anual média em Foz do Iguaçu, no Oeste, é de 22ºC. O clima é o subtropical, com verões quentes e geadas pouco frequentes. A tendência é de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.
* Com relação a valores extremos (não médias), as mais quentes seriam Morretes (41,6 °C), Paranavaí (41,5 °C), Palotina (41,2 °C) e Cambará (41,1 °C).
Gazeta do Povo 

XIII DIA DE CASTRO

XIII DIA DE CASTRO  De 6 de Setembro de 2012 a 9 de Setembro de 2012  Uma confraternização entre a população e os castrenses que já não moram mais na cidade e que voltam para matar a saudade da terra natal e participar de variada programação: exposições artísticas, históricas e culturais, shows populares, rodeio crioulo, praça de alimentação, além do VIII Salão Popular de Artes Visuais, que resgata a cultura do município.
Local: Parque Lacustre / espaços culturais
Município: CASTRO 

Entidade Informante
  Nome: Secretaria de Esporte e Cultura
 Endereço: Praça Manoel Ribas, 170
Telefone: (42) 3906-2270
Fax: (42) 3232-0217
 Home Page: www.castro.pr.gov.br
e-mail: tbmpalco@yahoo.com.br

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Itaipu Binacional: uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

                                                            Por Anna Carolina de Moraes


Além de contar com uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, que são as Catataras do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu também conta com uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional, que é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Construída no curso do rio Paraná, a partir de 1975, a usina chama a atenção pela magnitude de sua construção, que possui uma barragem de 8 km de extensão, que passa pela cidade paranaense e também pela Ciudade del Leste, no Paraguai. Por esse motivo, a Itaipu é responsável pela geração de energia que abastece 16,99% do consumo no Brasil e 72,92% do consumo paraguaio.

Para os que se interessam em conhecer melhor toda a estrutura grandiosa, a usina é aberta para a visitação de turistas. Um dos pacotes mais recomendados é o Circuito Especial, em que os visitantes têm a oportunidade de entrar nas instalações da Itaipu e ainda conhecer uma das 20 turbinas da usina, em pleno trabalho de geração de 700 megawatts cada uma energia suficiente para a abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências.

O passeio dispõe de atendimento diferenciado, com monitores trilíngues, ônibus especial com água a bordo e permissão total para fazer filmagens e fotografias. Ao chegar na estrutura da usina, o turista se depara com a arquitetura côncava das catedrais de concreto e pode sentir a pulsação da usina ao tocar suas paredes e os condutos que direcionam a água para o interior das turbinas. Os turistas também conhecem a sala de comando central, onde técnicos brasileiros e paraguaios monitoram sua produção, separados apenas por uma fronteira simbólica.

E em Itaipu há espaço, também, para os esportes radicais. As corredeiras do Canal da Piracema - construído para que os peixes possam superar os 120 metros de desnível entre o rio Paraná e a barragem - são utilizadas pela Confederação Brasileira de Rafting e Canoagem para a realização de competições. Além disso, a Itaipu possui um projeto de incentivo à prática de canoagem, em que jovens carentes fazem aulas dessa modalidade esportiva no canal.

O Circuito Especial está disponível todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h. O passeio custa R$ 56,10 (Integral) e R$ 28,05 (Meia entrada). Por questões de segurança em área industrial, essa atração é restrita a maiores de 14 anos. Mais informações no site www.turismoitaipu.com.br.
Cruzeiro do Sul

As danças típicas que embalam os paranaenses

Fandango, congada, boi de mamão e pau-de-fitas estão entre os destaques

Diferentes ritmos e influências compõem as danças típicas paranaenses. As batidas do fandango no litoral, a homenagem ao patrono da comunidade negra da Lapa e o colorido do pau-de-fita são alguns exemplos.
Quer saber mais? Então veja a seguir algumas das principais danças típicas do nosso estado:



Fandango
Dança típica do litoral paranaense, o fandango está fortemente associado ao modo de vida caiçara. Os versos são cantados ao som de violas e rabecas. A dança pode acontecer em pares ou através dos chamados batidos, quando os homens usam tamancos de madeira, intercalando palmas e batidas no assoalho.
Curitibano
O curitibano é uma dança de roda praticada aos pares, conhecida especialmente no município de Campo Largo. Ao ritmo da música tocada em gaita, as quadrilhas cantam declarações de amor, despeitos e ciúmes. Os rapazes tiram versos, as moças respondem e os casais vão dançando. A encenação só termina quando todos os pares tiverem cantado.
Quebra-Mana
Também conhecida como quero-mana, é uma dança popular não apenas no Paraná, mas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Sua execução é sapateada, valsada e acompanhada por violas e palmas.
Nhô-Chico
Também popular do litoral, o nhô-chico é uma das danças originárias do fandango, mas tida como nascida da marinha paranaense. Formados em roda, os pares volteiam e sapateiam ao som de violas e do canto dos violeiros.
Dança de São Gonçalo
Originária de Portugal, a dança de São Gonçalo é praticada em alguns locais do interior do Paraná, com registros também na Ilha dos Valadares. A cerimônia que envolve reza e procissão acontece em torno da imagem do santo. A dança, acompanhada de música de viola, é dividida em partes, chamadas de ‘voltas’. No Paraná, essas ‘voltas’ têm nomes especiais,como ‘marcapasso’, ‘parafuso’, ‘despontam’, ‘confissão’ e ‘casamento’.

Pau-de-fitas
Trazida para a Região Sul do Brasil por colonos alemães, essa dança está presente em muitas festas típicas. Um mastro de três metros de comprimento é colocado em pé e nele fica amarrado um conjunto de fitas de variadas cores. O pau-de-fitas não tem uma música específica, sendo acompanhada geralmente por conjuntos de violão, cavaquinho, pandeiro e acordeom.
Congada da Lapa
Manifestação cultural típica do Paraná, a congada está ligada ao culto a São Benedito, patrono espiritual da comunidade negra da Lapa. A manifestação veio dos descendentes de escravos e graças a eles se manteve. A participação na dança é restrita a descendentes de africanos e devotos de São Benedito, não sendo permitida a participação de outras etnias.
Boi de Mamão
Apesar de ser uma manifestação folclórica típica de Santa Catarina, também é verificada no Paraná. Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino e também outras atividades como a dança do pau-de-fitas.
Gazeta do Povo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Foto do dia

Ubiratã Pr


                                                          Fotos Ubiratã Online

Estrada que da acesso ao distrito de Yolanda

Águas do Paraná: conheça os principais rios do estado

                         Empresas especializadas oferecem aos aventureiros rafting no Rio Tibagi
Riquezas naturais garantem abastecimento, são fontes de energia e trazem belos cenários

O potencial hídrico do Paraná é de fazer inveja a outros estados. Afinal, é graças a essa riqueza que os paranaenses contam com uma das sete maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu. Também por conta desse potencial que o estado sedia a hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e que gera energia para países vizinhos.
Abastecimento da população, suporte para a agropecuária, fonte de energia e belos cenários. Isso é o que proporcionam os principais rios paranaenses, os quais você conhece agora:

Rio Paraná
O rio Paraná nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, na confluência dos rios Grande e Parnaíba. Com uma dimensão total de 3.998 quilômetros seria o nono rio mais extenso do mundo, caso fosse contado o trecho do rio Paranaíba. No estado do Paraná, ele demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai até a foz do rio Iguaçu. Naquela região está a usina-barragem de Itaipu.
Rio Paranapanema
Divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná, o Paranapanema tem uma extensão total de 929 quilômetros, mas boa parte dela em território paulista. Sua bacia hidrografia compreende uma área de 106 mil quilômetros quadrados, abrangendo 247 municípios onde vivem cerca de 4,8 milhões de habitantes. O rio concentra 5% da produção hidrelétrica nacional e importantes áreas de produção agropecuária.
Rio Iguaçu
Afluente do Paraná, o Iguaçu é o maior rio do estado. Formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na parte leste de Curitiba, ele desagua nas Cataratas do Iguaçu, as maiores quedas em volume de água do planeta. Há divergências quanto à sua extensão: enquanto alguns autores afirmam ser de 910 quilômetros, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente aponta 1.320 quilômetros. Sua navegação foi iniciada em 1891.
Rio Tibagi
O Tibagi tem 550 quilômetros, sendo bastante usado para a prática de canoagem e rafting em função da grande quantidade de corredeiras. Suas nascentes se localizam entre os municípios de Campo Largo, Palmeira e Ponta Grossa, enquanto sua foz fica na divisa entre os estados de Paraná e São Paulo. A bacia do Tibagi se estende por 41 municípios, cobrindo mais de 25 mil quilômetros quadrados no território paranaense.
Rio Ivaí
O rio Ivaí nasce em Prudentópolis, na região central, e banha o estado do Paraná em toda sua extensão. Após percorrer inúmeros municípios, o rio Ivaí deságua em um braço do rio Paraná. Uma de suas características é a cor das águas, que na maior parte do ano é marrom ou vermelha. Com 560 quilômetros, é considerado o maior rio totalmente paranaense, já que o Iguaçu banha também trechos do estado de Santa Catarina.
Rio Piquiri
Um dos principais afluentes da margem esquerda do rio Paraná, nascendo em Campina do Simão, na região centro-sul do estado, passa por vários municípios. Com 485 quilômetros de extensão, suas margens chegaram a ser palco da Guerra do Paraguai. O uso mais significativo da água é o abastecimento público, principalmente obtido por meio da captação subterrânea e voltada para o consumo humano e de animais.
Gazeta do Povo