terça-feira, 4 de setembro de 2012

Itaipu Binacional: uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

                                                            Por Anna Carolina de Moraes


Além de contar com uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, que são as Catataras do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu também conta com uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a Itaipu Binacional, que é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Construída no curso do rio Paraná, a partir de 1975, a usina chama a atenção pela magnitude de sua construção, que possui uma barragem de 8 km de extensão, que passa pela cidade paranaense e também pela Ciudade del Leste, no Paraguai. Por esse motivo, a Itaipu é responsável pela geração de energia que abastece 16,99% do consumo no Brasil e 72,92% do consumo paraguaio.

Para os que se interessam em conhecer melhor toda a estrutura grandiosa, a usina é aberta para a visitação de turistas. Um dos pacotes mais recomendados é o Circuito Especial, em que os visitantes têm a oportunidade de entrar nas instalações da Itaipu e ainda conhecer uma das 20 turbinas da usina, em pleno trabalho de geração de 700 megawatts cada uma energia suficiente para a abastecer uma cidade com 2,5 milhões de residências.

O passeio dispõe de atendimento diferenciado, com monitores trilíngues, ônibus especial com água a bordo e permissão total para fazer filmagens e fotografias. Ao chegar na estrutura da usina, o turista se depara com a arquitetura côncava das catedrais de concreto e pode sentir a pulsação da usina ao tocar suas paredes e os condutos que direcionam a água para o interior das turbinas. Os turistas também conhecem a sala de comando central, onde técnicos brasileiros e paraguaios monitoram sua produção, separados apenas por uma fronteira simbólica.

E em Itaipu há espaço, também, para os esportes radicais. As corredeiras do Canal da Piracema - construído para que os peixes possam superar os 120 metros de desnível entre o rio Paraná e a barragem - são utilizadas pela Confederação Brasileira de Rafting e Canoagem para a realização de competições. Além disso, a Itaipu possui um projeto de incentivo à prática de canoagem, em que jovens carentes fazem aulas dessa modalidade esportiva no canal.

O Circuito Especial está disponível todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h. O passeio custa R$ 56,10 (Integral) e R$ 28,05 (Meia entrada). Por questões de segurança em área industrial, essa atração é restrita a maiores de 14 anos. Mais informações no site www.turismoitaipu.com.br.
Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário