sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pesquisa mostra impacto de rádio e tevê na campanha

Os quatro candidatos de maior força em Curitiba estão mais conhecidos, comparando com a pesquisa anterior do mesmo instituto, antes do início do horário eleitoral

A pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira mostra o impacto que o programa eleitoral no rádio e na televisão traz para a campanha. Pelo relatório completo, divulgado ontem no site do instituto de pesquisa, os quatro concorrentes de maior força em Curitiba estão mais conhecidos, comparando com a pesquisa anterior do mesmo instituto, antes do início do horário eleitoral. Cerca de metade dos eleitores diz ter assistido ao programa da televisão.
Luciano Ducci (PSB) é muito bem conhecido por 58% dos entrevistados — no final de julho, o índice era de 45%. Gustavo Fruet (PDT) passou a ser bem conhecido por 42% (anteriormente era por 34%) e Ratinho Jr. (PSC) por 53% (era por 43% na sondagem anterior). Das mulheres entrevistadas, 56% disseram ter assistido ao horário eleitoral. Entre os homens, a audiência é de 44%.
Na divisão dos votos, chama atenção a estratificação das respostas por faixa salarial. O candidato Ratinho Junior (PSC) cresceu entre os eleitores que ganham até dois salários, passando de 31% para 38%, mas caiu nas demais. Passou de 23% para 17% entre os eleitores com renda entre cinco e dez salários e de 20% para 14% na faixa acima de dez salários. Ainda apresentou pequena oscilação na categoria de dois a cinco salários: de 29% para 28%.
Luciano Ducci apresentou elevação da intenção de voto entre os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos: de 23% para 28% . Subiu de 23% para 27% entre os que ganham de cinco a dez salários. Entre os votantes com renda acima de dez salários, cresceu de 24% para 31%. Ainda teve uma pequena oscilação dentre os que recebem até dois salários: de 23% para 24%.
Gustavo Fruet cresceu entre os eleitores que ganham de cinco a dez salários – de 27% para 31%. O candidato manteve o índice de 14% nas duas pesquisas na faixa de até dois salários mínimos. Entre os eleitores que ganham de dois a cinco salários, tinha 24% de intenção de votos e caiu para 17%. Teve queda na intenção de voto também na faixa acima de dez salários – de 32% para 24%.
O instituto também perguntou aos eleitores em qual candidato eles não votariam. Rafael Greca (PMDB) foi rejeitado por 28% dos eleitores — maior entre os oito candidatos. No levantamento de 20 de julho, 32% dos eleitores disseram ao Datafolha que não votariam nele.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 com 832 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro no TRE-PR tem o número 00085/2012.
 Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário